Livros de Monica Aiub
Livros de Monica Aiub
Sobre orientação filosófica
Como ler a filosofia clínica, ou melhor, a orientação filosófica (Paulus, 2019)
"Este livro foi escrito em 2009, dez anos atrás. Neste período, muitas coisas mudaram, outras foram reveladas e, diante delas, modifiquei o nome atribuído à atividade que pratico. Continuo atuando no consultório de filosofia, como descrevo neste livro, porém nomeio minha atividade como orientação filosófica, para distingui-la das diferentes atividades que recebem, hoje, o nome filosofia clínica. [...]
Compreendo a orientação filosófica como uma atividade inscrita no campo da filosofia. Ela é o exercício do filosofar para abordar questões cotidianas, questões existenciais, como são abordados, na tradição, os problemas filosóficos, ou seja, com métodos e conceitos próprios da filosofia. [...]
O propósito do livro continua o mesmo, ou seja, ele é um livro introdutório, sobre uma atividade nova e, ao mesmo tempo, muito antiga: a tarefa da filosofia diante da vida cotidiana, talvez relagada a segundo plano por questões circunstanciais, talvez esquecida por alguns, mas certamente mantida por outros durante todos os nossos séculos de história da filosofia. [...]"
Mais informações e aquisições no site da editora: https://loja.paulus.com.br/como-ler-filosofia-ou-melhor-a-orientacao-filosofica-pratica-da-autonomia-do-pensamento/p
Sobre filosofia clínica como exercício do filosofar
Sensorial e Abstrato: como avaliá-lo em filosofia clínica
O primeiro livro de Monica Aiub, publicado em 2000. Trata da relação mente-corpo. Este livro está esgotado.
Filosofia Clínica: o apaixonante exercício do filosofar (WAK, 2004)
"Um livro que mostra a importância da filosofia fundamentada no espaço acadêmico, mas que transcende os limites do consultório para se apresentar como uma mudança de paradigma e alterar nosso dia a dia."
Este livro é uma introdução à filosofia clínica como exercício do filosofar.
Esgotado.
Amizade, conhecimento e equilíbrio interior: a filosofia clínica nos Jardins de Epicuro (WAK, 2012)
Em coautoria com Olga Hack, o livro apresenta ideias de Epicuro em diálogo com questões do consultório de filosofia.
"Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. (Epicuro)
Medo da morte? Medo do futuro? Medo da miséria? Medo da dor? O que é o bem viver? O que é, de fato, necessário a nossas vidas? Como observar nossas necessidades e traçar metas? Como lidar com o prazer? Como buscar o saber? Qual o sentido da existência? Por que antecipamos preocupações? Como lidar com nossas incertezas? Como fazer escolhas? Questões como estas surgem, cotidianamente, nos consultórios de filosofia clínica, mas também foram antigas questões, trabalhadas por Epicuro em suas cartas."
Mais informações e aquisições no site da editora: https://wakeditora.com.br/produto/amizade-conhecimento-e-equilibrio-interior/
Filosofia clínica e educação: a atuação do filósofo no cotidiano escolar (WAK, 2005; 2018)
Fruto das pesquisas teóricas e práticas, desenvolvidas por Monica Aiub, em filosofia e em educação, este livro apresenta elementos para a construção de uma pedagogia singular, assim como uma proposta de consultoria educacional filosófica.
"Este livro possui uma dupla preocupação: evidenciar a possibilidade de atuação do filósofo clínico como consultor educacional e estabelecer relações que mostrem como o instrumental da filosofia clínica pode auxiliar os educadores em seu trabalho. "
Mais informações e aquisições no site da editora: https://wakeditora.com.br/produto/filosofia-clinica-e-educacao/
Reflexões epistemológicas: diálogos sobre filosofia clínica e educação (FiloCzar, 2016)
Livro escrito em coautoria com César Mendes da Costa, traz registros de nossas pesquisa no grupo de estudos Filosofia Clínica e Educação do Interseção - Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo. São diálogos entre estudantes, professores e textos filosóficos.
"Este livro é fruto dos diálogos entre Filosofia Clínica e Educação, apresentando reflexões de filósofos que não necessariamente trabalharam a temática, mas que propiciaram ou propuseram uma ruptura epistemológica. Autores como Bachelard, Kuhn, Deleuze, Maturana, Foucault são fonte de inspiração para os diálogos sobre questões educacionais, permitindo reflexões sobre o processo epistêmico de educadores e educandos."
Esgotado
Conceitos que sentem, afetos que pensam: aproximações entre Filosofia Clínica, Filosofia da Mente e Neurociência (WAK, 2013)
Coletânea organizada por Monica Aiub, reúne trabalhos de pesquisa do grupo "Filosofia Clínica, Filosofia da Mente e Neurociência" do Instituto Interseção. As questões que originaram as pesquisas surgiram nos consultórios de filosofia dos autores.
"O que significa receber um diagnóstico? Qual a melhor forma para lidar com a descoberta de uma doença? Como lidar com a dor? A doença e a dor podem ser elementos para a construção de uma nova forma de viver? Como superar traumas? É possível melhorar a atenção e a concentração? Será que minhas dificuldades com a atenção caracterizam deficit de atenção e hiperatividade ou simplesmente são fruto de uma agitação condizente com os modos de vida contemporâneos? Qual o papel e as implicações do uso de medicamentos para modelar nossos pensamentos e comportamentos? Quais as interferências de nossas crenças em nossas formas de vida? Estas e outras questões existenciais levadas pelos partilhantes ao consultório de Filosofia Clínica dão origem às pesquisas que geraram este livro. Elas têm em comum a exigência transdisciplinar, estabelecendo interfaces principalmente entre Filosofia Clínica, Filosofia da Mente e Neurociência.
A questão central que perpassa as pesquisas dá título ao livro: "Conceitos que sentem, afetos que pensam". Em outras palavras, sensações podem gerar conceitos? Conceitos podem provocar sensações? De que maneira aquilo que sentimos nas experiências cotidianas afeta nosso modo de ser e de pensar? De que maneira nossos pensamentos interferem no modo como sentimos o vivido? As reflexões apresentadas ao leitor relacionam as recentes descobertas da Neurociẽncia e as antigas concepções filosóficas sobre o viver, propondo a criação de novas formas de existência."
Mais informações e aquisições no site da editora: https://wakeditora.com.br/produto/conceitos-que-sentem-afetos-que-pensam/
Sobre filosofia
Minorias: da sociedade de consumo à sociedade do convívio (FiloCzar, 2016)
Em coautoria com César Mendes da Costa.
"Este livro é fruto de nosso incômodo com a observação de uma tendência a posicionamentos retrógrados e violentos, com a defesa de posturas cada vez mais preconceituosas, ditatoriais e excludentes, propiciando o extremo individualismo somado a uma diminuição cada vez maior da liberade. Tais posturas são fruto de um processo de construção histórico da sociedade de consumo, na qual excluir e subjugar o diferente é fundamental para a manutenção do exercício de poder. Acreditamos que a compreensão e a apropriação destes processos nos permitirá vislumbrar caminhos para a construção de novas formas de coexistência, que permitam o surgimento da sociedade do convívio."
Mais informações e aquisições no site da editora: https://editorafiloczar.com.br/produtos/minorias-da-sociedade-de-consumo-a-sociedade-do-convivio1/
Filosofia da Mente
Filosofia da Mente e Psicoterapias (WAK, 2009)
Alterações em nosso organismo podem causar alterações em nossos pensamentos? Nossas crenças se modificam de acordo com a variação de nossos hormônios? Por que alguns medicamentos, às vezes, tornam nossas ideias mais confusas ou mais lentas? As psicoterapias podem provocar algum efeito sobre nossos estados físicos? Essas, e outras questões são abordadas neste livro, cuja proposta sugere abandonar a visão cartesiana que separa mente e corpo e aceitar uma visão que permite compreender não apenas a interação entre mente e cérebro mas também uma interação entre mente-cérebro-corpo-mundo, opção que se caracteriza por considerar tanto os aspectos neurobiológicos quanto os contextos e as circunstâncias vividos por cada um, associando a compreensão da questão mente-cérebro e a justificação por uma opção terapêutica. O estudo da causação mental, aqui trabalhado, serve de pano de fundo para a interação entre as várias áreas que se dedicam à natureza do psiquismo.
Mais informações e aquisições no site da editora: https://wakeditora.com.br/produto/filosofia-da-mente-e-psicoterapias/
Filosofia da Mente, Ciência Cognitiva e o pós-humano: para onde vamos? (FiloCzar, 2015)
Coletânea organizada por Monica Aiub, Maria Eunice Quilici Gonzalez e Mariana Claudia Broens em homenagem a João de Fernandes Teixeira.
"A presente obra é marcada por um estilo de reflexão temática, que ressalta a preocupação dos autores com os rumos do avanço exponencial da tecnologia na vida humana. Essa preocupação está aqui delimitada aos estudos nas áreas de Filosofia da Mente, Ciência Cognitiva, Semiótica e Filosofia da Informação. Alguns dos pesquisadores dessas áreas têm verificado, com surpresa, recentes aplicações de teorias, hipóteses e conceitos desenvolvidos durante anos de pesquisa na elaboração de projetos que parecem escapar do controle de seus idealizadores. Exemplos dessa experiência surpreendente podem ser constatados nas recentes aplicações de pesquisas da Inteligência Artificial e da Ciência Cognitiva no projeto transhumanista, que visa a realização de um suposto aprimoramento da condição humana, Filosofia da Mente, Ciência Cognitiva e o pós-humano para onde vamos através de recursos da computação inteligente, da bioquímica, da nanotecnologia e da genética. No campo político e ético constatam-se aplicações bélicas, altamente polêmicas, por exemplo, como a aeronave autônoma de bombardeio Taranis."
Mais informações e aquisições no site da editora: https://editorafiloczar.com.br/produtos/filosofia-da-mente-ciencia-cognitiva-e-o-pos-humano-para-onde-vamos/
Peirce e a neurociência do século XXI: reflexões sobre filosofia e medicina (FiloCzar, 2016)
"Este livro propõe a revisão do conceito de semiose em clínica, especialmente no que se refere à questão dos diagnósticos e seus subsequentes prognósticos e tratamentos. Para tal, articula os conceitos de plasticidade, causação mental e semiose na filosofia de Charles Sanders Peirce e em neucrociência, partindo de uma hipótese: a semiose em clínica compreende aspectos da semiose celular à tecnologia incorporada, em diferentes faces e contextos; e por se constituir de maneira plástica, em um contínuo, a partir de irregularidades, das mútuas interações, da novidade promovida pelo acaso, a semiose não pode ser compreendida por leituras meramente tipológicas."
Mais informações e aquisições no site da editora: https://editorafiloczar.com.br/produtos/peirce-e-a-neurociencia-do-seculo-xxi-reflexoes-sobre-filosofia-e-medicina/
Sementes de Pragmatismo na contemporaneidade: homenagem a Ivo Assad Ibri (FiloCzar, 2018)
Coletânea organizada por: Eluíza Brotolotto Ghizzi, Lúcia Ferraz Nogueira de Souza Dantas; Marcelo S. Madeira; Maria Eunice Quilici Gonzalez. Mariana C. Broens e Monica Aiub
"Esta obra é uma homenagem, construída a muitas mãos, em agradecimento a questões e provocações promovidas no incansável, mas elegante, generoso e preciso trabalho de Ivo Assad Ibri, capaz de reunir e inspirar pesquisadores de diferentes países e instituições, acerca de variados temas e áreas de estudo. O leitor atento perceberá que os escritos ecoam contribuições de Ivo Ibri para a compreensão do complexo universo filosófico peirciano, abordando entrelaçamentos da filosofia peirciana com os campos da estética, da ética e da lógica, de diálogos com outros pensadores e relações com problemas contemporâneos. Deixamos aqui nosso presente a Ivo Assad Ibri, na tentativa de fazer o que ele faz: lançar “Sementes de Pragmatismo na Contemporaneidade”, rumo ao “admirável”."
Mais informações e aquisições no site da editora: https://editorafiloczar.com.br/produtos/sementes-de-pragmatismo-na-contemporaneidade/
Filosofia, Ciência e Arte pela Vida (FiloCzar, 2020)
Obra organizada por Monica Aiub e César Mendes da Costa para campanha solidária durante a pandemia de COVID-19
"A Livraria & Editora FiloCzar está localizada na periferiada zona sul paulistana - Parque Santo Antônio. Nesta região, há muitas famílias em situação de vulnerabilidade, sofrendo neste momento de pandemia. Pensando em formas de auxiliar a comunidade a partir de nosso papel de editores, propusemos a produção deste e-book: Filosofia, Ciência e Arte pela Vida, distribuído gratuitamente para promover a leitura e a reflexão pela vida. Paralelamente, iniciamos uma campanha para arrecadardoações para auxiliar as famílias necessitadas neste período.
De imediato, vários autores responderam, contribuindo com textos poéticos, filosóficos, científicos, com histórias de vida... De imediato, também, várias pessoas se dispuseram a ajudar com doações para as famílias em situação de vulnerabilidade da região. Nossos sinceros agradecimentos a todos os que contribuíram.
Acesse o e-book grátis no site da editora: https://editorafiloczar.com.br/produtos/filosofia-ciencia-e-arte-pela-vida-e-book-gratis/